• Professor Alexander Lima

Um 2018 que vai deixar saudades!


Apresentação dos projetos do terceiro período

Mais um semestre vai se encerrando, e com ele vem a gratidão e a inestimável sensação de dever cumprido!

Muitas foram as iniciativas que contribuíram para trazer esse maravilhoso sentimento. Tivemos estudantes de quarto período, brilhantemente capitaneados pela excelente professora Teresa Novaes apresentando projetos de serviços de contabilidade onde o foco principal não é somente o cumprimento de obrigações, e sim a contabilidade consultiva e a alavancagem dos negócios por meio da informação contábil.

Perceber que os estudantes, desde cedo, já estejam desenvolvendo essas competências e entendem a importância da sua profissão para a gestão e condução dos negócios é um indicativo de que a classe contábil irá se fortalecer a cada dia com esses novos profissionais! Parabéns a professora Teresa e seus “brabos”!

Apresentação dos projetos do quarto período com a professora Teresa França

No quinto período, conduzido pelos professores Rita e Eduardo, a missão era captar investidores para um clube de futebol, e, mais uma vez, as projeções e todo atrativo é justificado por meio das informações contábeis. Mais uma oportunidade de valorização das informações geradas pela contabilidade para a tomada de decisão organizacional. Já no nosso terceiro período, que tenho a honra e privilégio de dividir com meu amigo Helio Meirim, a missão foi prestar análise e diagnóstico de uma empresa de serviços de estética após dois anos de gestão por meio de um simulador de negócios. Na realidade essas empresas foram geridas durante esse tempo pelos próprios estudantes, que neste final de semestre trocaram de papel, tornando-se consultores de seus colegas.

Reunião com acionistas - terceiro período

É notória a evolução destes estudantes, não só na interpretação e análise das informações contábeis e financeiras, mas também na gestão das alavancas de marketing, nos aspectos logísticos a na utilização dos recursos humanos como parte da estratégia da organização. A visão sistêmica é privilegiada neste período, assim como as habilidades de análise, síntese e comunicação. A cada semestre que passa temos a nítida sensação de que estamos no caminho certo, alinhando conhecimentos, desenvolvendo habilidades e atitudes necessárias aos novos profissionais da classe contábil.

Apresentação de TCC. Segundo semestre de 2018

Há ainda àqueles que já estão prontos para o mercado de trabalho! Neste semestre tive a honra de orientar 5 trabalhos de conclusão de curso. Os temas foram os mais variados, mas uma característica me chamou a atenção: Os principais temas eram voltados para o comportamento e perfil do profissional de contabilidade! Uma mudança significativa, que denota uma preocupação desses estudantes com a profissão e sua formação. Aproveito para agradecer pela confiança que todos demonstraram sob minha orientação.

Futuros administradores

Para finalizar esse semestre incrível, fui convidado para ser membro da banca dos trabalhos de conclusão de curso dos graduandos em administração de empresas. Nesta ocasião mais uma surpresa daquelas! Os trabalhos versavam sobre a importância da gestão financeira, contabilidade gerencial e de custos. Mais um indicativo de que a nova geração entende que precisamos trabalhar juntos, conciliando competências e gerando valor para os profissionais e organizações.


Turma do quinto período de ciências contábeis

Foi um semestre bastante valioso! Que venha 2019!


Postagem original publicada em dezembro de 2018 em contabilidade.professoralexanderlima.com

14 visualizações